RH EM AÇÃO: Ações planejadas pelo RH e Meio Ambiente do Astra | Frigorífico Astra

Blog

RH EM AÇÃO: Ações planejadas pelo RH e Meio Ambiente do Astra

MARÇO E ABRIL COM MAIS AÇÕES PLANEJADAS PELO RH E MEIO AMBIENTE DO ASTRA

Março foi um mês intenso no Frigorífico Astra com diversas ações de conscientização, aprendizagem, incentivo e comemoração. Em meio a rotina comum de trabalho, os colaboradores do Astra participaram de atividades essenciais para a capacitação profissional, além da oportunidade de adquirir conhecimento acerca de assuntos que fazem parte do dia a dia de todos.

O mês iniciou com uma homenagem a todas as Mulheres que integram o Time do Astra; foi realizado também o encerramento do 2º Programa de Aprendizagem com jovens que encontraram a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho; além da ação de conscientização sobre o Dia Mundial da Água e o Treinamento de Norma de Procedimento Técnico do Corpo de Bombeiros do Paraná – Brigada de Emergência.

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER NO ASTRA

Comemorado no dia 08 de Março, o Dia Internacional da Mulher foi tema de uma das homenagens do Frigorífico Astra que foi transmitida através da TV corporativa. Aqui, diariamente, 381 mulheres contribuem de forma honrosa desempenhando papéis essenciais para o êxito do trabalho. São 381 histórias de mulheres inspiradoras que são referência de dedicação, garra e força.

Clique abaixo para assistir a homenagem:

Dia Das Mulheres

 

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Já no dia 22 de Março, o Frigorífico Astra buscou conscientizar seus colaboradores sobre o papel fundamental da água e a importância de se preservar este recurso natural. Dentro do Frigorífico, diversas medidas são tomadas para que a água seja utilizada de forma consciente. Além disso, o Astra aposta em ferramentas e ações que permitem a reutilização de uma porcentagem do total da água utilizada nos processos de produção dentro do Frigorífico. O setor de Meio Ambiente é responsável por esta tarefa e relata no vídeo abaixo as atitudes do Astra para a preservação deste recurso natural.

Clique abaixo para assistir:  

Medidas de conscientização

Aqui, os colaboradores seguem rigorosamente todas as medidas estipuladas para que não haja desperdício de água dentro das dependências do Frigorífico. Por isso, a equipe responsável pelas questões ambientais do Astra, trouxe uma temática que aborda questões simples do nosso dia a dia e que podem ajudar a preservar este recurso tão importante.

A pauta da vez foi como podemos economizar água dentro de casa, tomando o cuidado necessário enquanto realizamos ações que fazem parte da nossa rotina.                      

Clique abaixo para assistir:

Dicas de como economizar água em casa

Buscando promover o aprendizado e conscientização, o Setor do Meio Ambiente também propôs uma pesquisa com os colaboradores com o título “Mitos e Verdades”, onde foram abordadas frases envolvendo o tema Água, em que os participantes deveriam responder, através de um questionário, se consideravam a afirmativa como Mito ou Verdade (confira abaixo o resultado da pesquisa).

Os vídeos sobre as atitudes do Astra para a preservação da água, bem como as dicas de economia dentro de casa e resultados da pesquisa foram transmitidos através da TV corporativa durante o mês de Março.

 

ENCERRAMENTO DE MAIS UMA TURMA DO JOVEM APRENDIZ ASTRA

Recentemente, finalizamos mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz aqui no Frigorífico Astra. O Programa é uma grande oportunidade para jovens que anseiam integrar o mercado de trabalho e, nesta turma, tivemos cinco aprendizes que fizeram parte do maior frigorífico bovino do Paraná por 16 meses. Durante este período, os participantes atuaram nos setores de Administração da Produção, Almoxarifado, Ambulatório e Departamento Técnico.

Para marcar o encerramento desta etapa crucial para a carreira profissional dos jovens, reunimos os Aprendizes que ingressaram no Astra em 2019 para um momento de agradecimento, retrospectiva do que aprenderam dentro do Frigorífico e para reforçar os votos de sucesso, além do ritual especial, de entrega do certificado a Aprendiz Destaque da turma.
Participaram, ainda, no período da manhã, as mães dos Aprendizes e a tarde, os supervisores responsáveis por auxiliar os jovens durante todo o período do Programa. Já que o momento impediu que família e supervisores se conhecessem pessoalmente, o rito da apresentação de vídeos gravados pelos supervisores dedicado a família como agradecimento foi mantido e a novidade foi a dinâmica voluntária da família de deixar um recado para a liderança ou empresa. As mães que desejaram transmitir sua mensagem, escreveram em um bilhete e depositaram em uma bexiga que foi estourada pelos supervisores no período da tarde, proporcionando um momento de extrema alegria e emoção a todos (confira abaixo as mensagens).

Temos orgulho em fazer parte da história de cada Aprendiz que executou seu trabalho de forma honrosa e confiou no Frigorífico Astra. E como consolidação deste reconhecimento, os cinco Aprendizes foram efetivados e receberam a oportunidade de continuar colocando em prática toda a experiência adquirida dentro do Frigorífico Astra.

IMPORTANTE! A cerimônia de encerramento foi realizada seguindo rigorosamente todas as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), sendo obrigatório o uso de máscaras e luvas. Além disso, preconizamos o distanciamento entre os participantes e o ambiente manteve-se bem ventilado durante todo o encontro.

 

TREINAMENTO: NORMA DE PROCEDIMENTO TÉCNICO DO CORPO DE BOMBEIROS DO PARANÁ

Para fechar o mês, foi realizado o Treinamento: Norma de Procedimento Técnico N° 017 do Corpo de Bombeiros do Paraná que trata sobre a Brigada de Emergência. A equipe de instrutores contou com profissionais da área Técnica em Segurança do Trabalho, Enfermagem e Bombeiro Civil da empresa Anjos da Vida - Centro de Treinamentos, que fica localizada em Santo Antônio da Platina.

O treinamento tem como objetivo preparar os colaboradores para atuarem em situações emergenciais, operando equipamentos de combate a incêndios, auxiliando no plano de abandono, identificando produtos perigosos e reconhecendo seus riscos. Além disso, o treinamento abrange os primeiros socorros, visando proteger e preservar a vida e o patrimônio.

No total, 75 colaboradores que estão aptos para atuarem como brigadistas participaram do treinamento, priorizando a capacitação dos cipeiros e liderança. Para evitar aglomerações e aproveitar de uma experiência personalizada de aprendizagem, os colaboradores foram divididos em grupos e cada turma teve 40 horas de carga horária, abrangendo teoria e prática.

Clique abaixo para assistir um trecho do Treinamento:  

Treinamento: Norma de Procedimento Técnico N° 017 do Corpo de Bombeiros do Paraná

Compartilhar nas redes sociais